Centro de Voluntariado Paraty

Centro de Voluntariado Paraty

Contexto e descrição do projeto

Îandé, em Tupi-guarani, significa ‘NÓS’. Este projeto compartilha da idéia de Centros de Voluntariado, iniciativa que existe em São Paulo há 10 anos e acontece também em outras cidades do Brasil. Estes centros ajudam organizações sociais a aperfeiçoar a mobilização e o gerenciamento de voluntários, identificando oportunidades criativas de participação solidária e estimulando a realização de ações voluntárias que respondam às demandas e necessidades sociais. Estes centros contribuem ainda para a consolidação da “Cultura do Voluntariado”, como expressão de uma ética de solidariedade e responsabilidade social coletiva.

Por lei (nº 9.608/98), o trabalho voluntário é caracterizado como uma atividade não remunerada prestada por pessoa física às entidades públicas de qualquer natureza ou instituições privadas sem fins lucrativos que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Assim, “ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, contribuindo para a melhoraria da qualidade de vida de uma comunidade” (www.voluntariado.org.br/seja_voluntario).

O Projeto Îandé consiste justamente nessa proposta para a cidade de Paraty/RJ, que se traduz numa ação imediata para diagnosticar instituições sociais que necessitam de voluntários, conhecendo o seu perfil e atendendo-as, através de prestadores de serviço voluntário na região.